IMUNIZAÇÃO

Pelo menos 9 cidades da região registram falta da Astrazeneca para 2ª dose

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Diário de Santa Maria/ Pedro Piegas/

Dezenas de municípios do Rio Grande do Sul registram a falta da vacina AstraZeneca para aplicação da segunda dose nos gaúchos. Na Região Central, pelo menos nove cidades consultadas pelo Diário relataram o problema.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o governo do Estado enviou um ofício ao Ministério da Saúde na manhã da última segunda-feira, solicitando 75 mil vacinas para aplicação da segunda dose, mas ainda não há previsão para a chegada de um novo carregamento.

No entanto, a SES afirma não haver atraso, mas acionou o governo federal após os problemas relatados pelos municípios. Em nota, foi afirmado ainda que todas as remessas de vacinas recebidas serão distribuídas pela secretaria após a chegada.

Calendário de vacinação sofre alterações e amplia público-alvo em algumas ações da semana

Conforme o painel que monitora o recebimento de doses da vacina no Estado, atualizada no dia 19 de outubro, a última remessa de AstraZeneca recebida pelo Rio Grande do Sul ocorreu em 9 de outubro, quando apenas 1.750 doses chegaram.

SITUAÇÃO

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Foto: Diário de Santa Maria/ Marcelo Oliveira/

Dos 39 municípios da região de cobertura do Diário consultados, nove apresentaram atraso na aplicação da Vacina da AstraZeneca devido a falta de imunizantes e 15 estão em dia com o calendário vacinal - a reportagem não obteve retorno dos demais 12 municípios.

As cidades que estão com a vacinação em atraso são: Ivorá, Nova Palma, Quevedos, Restinga Sêca, Santa Margarida do Sul, São João do Polêsine, São Sepé, São Vicente do Sul e Vila Nova do Sul.

Programa vai garantir bolsas estudantis, absorventes e celulares para alunos da rede estadual

Em São Vicente do Sul, a falta corresponde a 286 doses, solicitadas nesta terça. O principal motivo relatado foi a vacinação de cerca de 100 pessoas de fora da cidade. A Secretaria de Saúde do município também relatou que os frascos da AstraZeneca, que rendiam seis doses, agora rendem uma dose a menos, o que diminui ainda mais o número de vacinados a cada nova remessa.

Ivorá também está com a vacinação da 2ª dose em atraso - são cerca de 25 unidades necessárias para completar o esquema vacinal. Situação semelhante vive Nova Palma, que realizou a última aplicação na manhã desta terça-feira e aguarda 55 doses.

O município de Vila Nova do Sul solicitou o repasse de 30 doses, assim como São João do Polêsine, que aguarda por 20 doses há cerca de uma semana.

Projeto 'Arte nas Janelas' encerra edição de 2021 com recital nesta terça

Quevedos, Restinga Sêca, Santa Margarida do Sul e São Sepé aguardam o repasse de um novo lote da AstraZeneca, também em falta há mais de uma semana. As secretarias da saúde dos municípios não repassaram a estimativa necessária do imunizante.

SANTA MARIA

De acordo com a prefeitura de Santa Maria, o município não registrou de falta de doses. A previsão é de que uma nova remessa chegue na próxima sexta-feira.

*Colaboraram Eduarda Nenê da Costa e Emanuely Guterres

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Astrogildo de Azevedo discute retomar anestesia pelo IPE Anterior

Astrogildo de Azevedo discute retomar anestesia pelo IPE

Próximo

Com presença do governador, Hospital Regional terá inauguração de bloco cirúrgico nesta quarta

Saúde